Lazer e trabalho
Muitas empresar hoje em dia estão se preocupando mais com o bem estar dos funcionários, por isso muitas delas estão proporcionando atividades de lazer, tais como: festas de confraternização, campeonatos entre os funcionários, clubes associados á empresa, muitas alugam quadras de futebol para os funcionários jogarem bola uma ou duas vezes por semana, clinicas de massagem a disposição dos funcionários dentro da empresa, área de lazer também dentro da empresa e etc.
Mas tudo isso não é só para o bem estar do funcionário, pois a empresa também lucra, quando o funcionário mais bem disposto, mais relaxado ou tem mais momentos de lazer, ele produz muito mais o que gera um lucro para a empresa.
Geralmente não só o funcionário pode se beneficiar com esses momentos de lazer que empresa proporciona, porque muita das vezes esses benefícios (momentos de lazer) se estendem para seus familiares.
Fazendo uma comparação com o filme tempos modernos não é bem isso que nós vimos, o filme é da década de 30 e mostra como os operários eram vistos e tratados, como homens maquinas. A jornada de trabalho era longa, eles não tinha tempo para o lazer, essa jornada de trabalho exaustiva, e isso começou a trazer muitas conseqüências, como problemas psicológico, físicos e também sociais. Mas infelizmente muitas empresas (principalmente a industria) ainda tratam seus funcionários assim.
Citacões sobre lazer:
“Lazer é o conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.” (Dumazedier, 1976)
“Compartilhamos da idéia de que a compreensão do fenômeno do lazer não é possível sem situá-lo na sua relação com a forma de organização do trabalho, da produção de bens (inclusive simbólicos como é o caso da cultura) e serviços, o que também vale para a cultura num sentido mais geral...”(Valter Bacht)
“ em todas as atividades de lazer, pode existir um forte conteúdo de sociabilidade, expresso no contato com amigos, parentes, colegas de trabalho e de bairro. As atividades vão desde o de semi-lazer doméstico, como jogos e passeios com os filhos, visitas a parentes e amigos até a freqüência a associações e movimentos culturais.” (Camargo, Luis)
Família pode ser lazer?
Muitas pessoas encontram no reto familiar o prazer máximo de sua existência. Os pequenos gestos do cotidiano, as manifestações efetivas entre o parceiro e com os filhos. (Camargo Luis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário