domingo, 13 de junho de 2010
Ultima avaliação do 1° semestre
Primeiramente queria dizer que escolhi uma imagem do Michael Jackson não só porque sou fã , pois fiquei horas procurando uma imagem que me interessasse e que desse para relacionar com o curso ,quando apareceu essa de Michael, então lembrei de suas mudanças corporais ao longo de sua careira, o mito que ele se tornou, o jogo que ele tinha com o publico durante os seus shows , as suas danças que fascinavam todos, principalmente o moonwalker, pois parecia que ele estava caminhando fora do chão.
Então vamos á analise da imagem:
Na imagem podemos ver as mudanças corporais que Michael foi tendo ao longo dos anos, para Michael seu corpo muitas vezes era algo perturbador e que precisava ser modificado através de cirurgias plásticas para atender sua necessidade pessoais ou até mesmo da mídia .E uma de sua citações Valter Bracht diz exatamente isso:
"Nas teorias do conhecimento da modernidade, que têm sua expressão máxima no chamado método cientifico (a ciência moderna), o corpo ou a dimensão corpórea do homem aparece como um elemento perturbador que precisa ser controlado pelo estabelecimento de um procedimento rigoroso" Bracht, Valter - Cadernos cedes, Ano XIX, Nº 48, Ago - 99 - Pg, 71
Ainda falando sobre o corpo podemos ver na imagem que muitas vezes ele manifestava sua emoções, sentimentos de alegria ou raiva através de seu corpo, na forma de dançar ou na expressão de seu rosto. Muitas pessoas interpretavam alguns gestos de sua manifestação corporal como sendo gay, ou seja ele dizia de forma implícita que era homossexual.
"O corpo manifesta a totalidade da pessoa, ou seja, na suas expressões corporais coloca sua interioridade ou espiritualidade, que abrange sentimentos (plano afetivo) e pensamentos (plano cognitivos). Corpo e interioridade é CORPOREIDADE. Este estudo explica como a espiritualidade atua com a sexualidade do ser humano" - Rosely Bregolato - Cultura Corporal da Ginastica: Livro do Professor e do aluno - São Paulo: Ícone, 2006. Vol. II, Pág. 37
Michael Jackson também se tornou um mito para muitas pessoas, principalmente depois que ele morreu, muitas pessoas o tinha como um deus inatingível, que tudo podia e que era imortal, por isso muitas pessoas ( seu fás) acreditam que ele não morreu.
"Um mito pode ser descrito de várias maneiras: uma lenda, um conto de fadas ou folclores. Eles são contos tradicionais, freqüentemente de natureza simbólica, sobre certa pessoa ou lugar. Suas origens são de tempos passados e eles podem ter evoluído e alterado de geração para geração .Às vezes eles tratam de deuses e deusas, como na mitologia grega e romana, e às vezes eles tratam de figuras lendárias da história de uma nação.
Os mitos são tradicionais. Eles podem ser confortantes ou conter uma mensagem moral e às vezes podem ser assustadores. Os mitos podem ter evoluído de eventos, lugares ou pessoas reais, ou podem ser meras invenções." Discovery Channel
Podemos dizer também que em seus shows havia de certa forma o jogo do Michael no palco e dos fãs na platéia, pois Huizinga diz que:
"Umas definem as origens e fundamento do jogo em termos de descarga de energia vital superabundante, outras como satisfação de um certo "instinto de imitação", ou ainda simplesmente como uma "necessidade" de distensão" Huizinaga, Homo Ludens, pagina 5
E o que vimos nessa imagem é de certa forma isso uma descarga de energia ( mostrada na sua expressão corporal), e a platéia não esta ai de forma explicita, mas de forma implícita, porque uma vez que vimos essas imagens podemos imaginar a platéia vendo o show e imitando-o (instinto de imitação)
Quando olhamos seus pés na imagem já pensamos logo no moonwalker , e em sua danças.
Michael Jackson criou um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk" entre outros. Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, pop, R&B e rock.
Podemos considerar a dança como um jogo, por vários motivos, primeiro porque muitos dos movimentos da dança estão enxeridos na luta e Huizinga diz que:
" E não há duvida que toda luta submetida a regras, devido precisamente a essa limitação, apresenta as características formais do jogo. Podemos considerar a luta como a forma de jogo mais intensa e energética, e ao mesmo tempo a mais óbvia e primitiva."Huizinga, homo Ludens, capitulo 5 Jogo e a Guerra, pagina 101
E segundo porque para muitas pessoas assim como no jogo a dança pode ser:
" Uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites, dotados de um fim em si mesmos, acompanhados de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana." Huizinga, Homo Ludens
O coopertivimos também aparece de forma implícita pois se não houver a cooperação dos sonoplastas, dos iluminadores, dos dançarinos e etc.
Ir ao um show para Luís Camargo é uma forma de lazer:
"Lazer espetáculo: todo lazer relacionado com os espetáculos, entre os que podemos distinguir os culturais (teatro, concertos, exibições ópera, cinema, shows, espetáculos, apresentações culturais) e os desportivos." O que é Lazer/ Luiz Octávio de Lima Camargo.
Para muitos artista e muitas das vezes para Michael o seu trabalho (shows, apresentações em programas, dançar, compor e cantar) era um lazer:
"Este é o sonho de muitos e privilégio de poucos, pois muitos gostariam de viver seu trabalho com um lazer. A conclusão é que lazer e trabalho se confundem para uma minoria que deve ser inferior a 1% da população economicamente ativa: artistas, atrações, cientistas, uma série de empresários e executivos." O que é Lazer/ Luiz Octávio de Lima Camargo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário