sábado, 12 de junho de 2010

Café Filosófico, com Viviane Mosé

Viviane Mosé é capixaba e vive no Rio desde 1992. É psicóloga e psicanalista, especialista em “Elaboração e implementação de políticas públicas” pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Questões levantada pela apresentadora ( Viviane Mosé):
Escola militarista, a hierarquia do professor, mudança tecnológica e meio ambiente ( aquecimento global).
A apresentadora fala muito sobre o modo militarista das escola, que oprimem os alunos, que as coisas mais importantes da vida agente aprendeu no pátio da escola e não na sala de aula pois na sala de aula agente tinha que ficar quieto e de preferencia sentado, e isso faz com que o aluno se oprima. Ela diz também que quem acumula conteúdo não aprende, e o que os professores fazem exatamente isso cumulam conteúdo e não se dão conta de que seus alunos não estão aprendendo nada, e que a Internet pode ajudar na hora da educação ao contrario dos que muitos pensam pois a Internet acaba com o gueto do conhecimento.
Viviane Mosé levanta também a questão do meio ambiente, dizendo que essa questão que tanto vem sendo discutida já é muito antiga e que ainda bem que está acontecendo isso com o meio ambiente (aquecimento global), pois só assim as pessoa vão se conscientizarem de que têm que cuidar do planeta e deixa de poluir, de desmatar e etc.
Ela fala ainda da falta de espaço e alegria no trabalho do professor, e que é preciso construir um espaço democrático e de pensamento ético. Que as escola tem que se abrir para a cultura, arte (dança, musica e etc.), fazendo festas, indo aos museus, e que a arte é aquilo que nos conecta.
Nós também temos que discutir a morte na escola, não precisa ser no psicólogo, fale da morte através de um poema.
Viviane Mosé fala ainda que a escola não é problema da escola, é problema da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário